Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chá de Fraldas da Rafaela

O fim de semana da Páscoa foi em Curitiba para o Chá de Fralda da Rafaela, minha sobrinha que nasce em junho filha da Tânia e do Washington. Fiz os convites (veja neste post) e foi bacana porque várias das convidadas vieram falar que tinham gostado. Foi a primeira vez que ajudei a organizar um chá de bebê com minha outra cunhada, a Telma. Pesquisamos na internet vários tipos de brincadeiras e algumas adaptamos pro nosso chá. Vou divulgar as idéias aqui, pois mais pessoas podem pesquisar, gostar, melhorar e fazer nos seus eventos.

Dividimos as convidadas em 2 grupos, o Time da mamãe Tania e o Time da Rafaela. Para cada acerto o time ganhava 1 ponto. Usamos uma cartolina para cada e fomos marcando com caneta de ponta grossa os pontos. Hoje a sugestão que eu tenho é usar pequenas figuras para colar na cartolina representando os pontos. Ficaria mais bonito. Num time poderiam ser desenhos de flores e no outro mamadeiras ou alfinetes.

1- O tamanho da barriga
Cada convidada que foi chegando tentou adivinhar o tamanho da circunferência da barriga da futura mamãe cortando um pedaço de lã (pode ser fita, barbante). Depois nós colamos um adesivo com o nome da convidada para saber de quem era cada pedaço de lã. No final das brincadeiras fomos passando cada fita na barriga da Tania. Somente uma convidada chegou bem pertinho da medida certa.

2- Jogo da Memória
Numa mesa colocamos 7 itens relacionados a bebê (mamadeira, chupeta, boneca, fralda, etc) e cada grupo tinha 2 minutos para decorar a ordem. Depois tinham mais 1 minuto para escrever a ordem certa numa folha de sulfite. Os 2 grupos acertaram. Minha sugestão é aumentar o nível de dificuldade colocando pelo menos 20 itens e elegendo somente 2 representantes do grupo para ver os itens e adivinhar a ordem correta. Com todas participando ficou muito fácil.

3- Coisas de bebê
Cada grupo elegeu uma representante para escrever e todas ajudaram a montar uma lista com o maior número de coisas relacionadas a um bebê. O grupo que tivesse mais itens ganhava um ponto. Não valem itens repetidos ou muito parecidos. No caso da nossa brincadeira o mesmo grupo citou Hipoglós e pomada, consideramos que são o mesmo tipo de coisa e só valeu um deles.


4- Mães famosas e seus filhos
Esta é uma brincadeira que foi adaptada e funcionou bem. Quando mostravamos a foto de uma mãe, as participantes deviam adivinhar o nome de pelo menos um dos filhos. E quando mostrávamos a foto do filho(s), tinham que adivinhar quem é a mãe famosa. Como eram 2 times, mostrávamos a foto, eu dizia "valendo" e a minha cunhada-assistente via quem tinha levantado a mão primeiro e teria o direito de responder. Se errasse automaticamente o outro grupo podia responder.
Ao invés de imprimir as fotos, acabei copiando as que iria usar da internet e montei uma apresentação no power point para ir mostrando no notebook. Foram só 7 adivinhações e como é um jogo rápido poderiam ter mais fotos.


5- Batata quente de fralda suja
Colocamos numa fralda descartável chocolate derretido, para fingir que o nenê sujou. Tocamos uma música e começamos a passar a fralda entre as convidadas, quando a música parava, a pessoa que estivesse com a fralda, saía da roda. A pessoa que ficou marcou um ponto para o seu time.

6- Troca de fralda no escuro.
Uma pessoa de cada grupo deve colocar a fralda na boneca, só que de olhos vendados e sem nenhuma ajuda das demais participantes. Quem fizer em menos tempo, marca o ponto para o seu time.
Uma das participantes deve ser obrigatoriamente a futura mamãe, pois queremos testar suas habilidades e experiência.
Você vai precisar de uma venda, boneca, fralda de pano, alfinete e cronometro. No meio do caminho espalhamos alguns pequenos objetos para confundir a pessoa. Também é melhor deixar a segunda pessoa a brincar sem assistir a primeira, pois senão ela leva vantagem.





Prendas: confesso, esqueci de entregar as prendas nas duas primeiras rodadas de brincadeiras. A intenção era premiar o time vencedor da rodada ou quando era um acerto específico dar para quem acertou. Para as prendas tinhamos ovos de páscoa pequenos, chupetas doces (lembra aquele doce de açúcar vermelho?) que combinaram certinho com a ocasião e as cenourinhas que estavam recheadas ou com confeitos tipo MM ou com gomas do tipo jujuba. Achei estas cenourinhas numa das lojas de embalagens perto do Mercado Mun. de Curitiba (av. 7 de setembro). O pacote com 4 unidades saiu por R$2,65.

As próximas brincadeiras acabamos não fazendo:
> Surpresa: prendemos uma chupeta com fita adesiva embaixo de uma das cadeiras. A idéia era que a convidada que estivess sentada nesta cadeira ganhasse um ponto/prenda. Mas parte delas ficou sentada num sofá do salão de festas e não achei justo fazer a brincadeira vale...e nem incomodar pedindo para sairem, pegarem uma caderia e sentarem.
> Qual é a música
Escolha CDs com musicas de criança, conhecidas e toque um trecho e pare. As pessoas tem que continuar a letra música. A que acertar ganha um brinde/ponto. Procure tocar só o comecinho ou um trecho no meio. Tem que ser bem pouco, senão ela pode adivinhar rápido. Idéia de algumas músicas. Xuxa, Angélica, cantigas de roda, de ninar, etc. No final não fizemos esta brincadeira porque só tinhamos músicas do Balão Mágico e porque as que já tinham sido feitas deram conta de animar o chá.


A decoração foi nos tons das lembrancinhas, rosa, lilás e branco. Um monte de balões presos no teto com um pedacinho de durex para não estragar a pintura e amarrados na ponta com fitilho. Também tinham balões presos em forma de flor e outros formando uma grande chupeta. A mesa onde estavam parte das fraldas foi enfeitada com muitos bichos de pelúcia da Tania e sapatinhos da Rafaela. Pratinhos e copos descartáveis rosa, colherinhas dos docinhos enfeitadas com fita rosa.



Cardápio: na pesquisa vimos que serve-se basicamente salgados, bolo, suco e chá. Neste foi servido: empadinhas, pasteis, coxinha, bolo de limão, brigadeiro e mousse de maracujá em tacinhas, além de ovinhos de chocolate por causa da Páscoa, suco de pêssego, refrigerante e chá gelado.


Lembrancinha: a Tania é muito habilidosa e fez tulipas de tecido em tons de rosa e lilás para dar de presente de lembrancinha. As flores são presas num lápis verde para imitar o cabinho da flor. Eu levei os tags escritos "Obrigada por sua presença -Tânia e Rafaela" que prendemos com o Tagger Tails (ferramenta de scrapbook da Around Block), que pode ser substituída por aquelas maquininhas de prender etiquetas em roupas novas.


Espero que possa ter contribuído para futuros eventos deste tipo. Se você precisar tirar alguma dúvida entre em contato ou se tiver sugestões, divulgue através do "comentário" aqui no blog, ok?

3 comentários:

  1. Amiga... cada ideia ótima!
    Vc está encarregada do meu chá de bebê.. isso é.. quando eu tiver um! rs. Espero que demore pelo menos 2 anos!
    Fazia tempo que eu nao vinha aqui!
    Saudades de vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. gostei muito de suas idéias, vou usar algumas para o chá de bebê de uma amiga.
    Mas pensei na brincadeira de por a frauda no bebe, poderia colocar toda a roupa pra poder dificultar mais, começando com a fralda.
    Mas amei tudo!

    ResponderExcluir

Que bom que passou por aqui! Não vá embora sem deixar seu recado, ok?