A origem da oliveira, na sua forma primitiva, remonta à Era terciária, portanto anterior ao aparecimento do homem e é sempre citada na Biblia e por quase todas as religiões da antiguidade. Trata-se de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares.
Algumas curiosidades sobre o azeite:
- a região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite
- foi um dos primeiros produtos exportados por Portugal
- são necessárias de 1.300 a duas mil azeitonas para produzir 250 ml de azeite
- quando degustado, normalmente são utilizados frascos pequenos e de tamanho específico, de cor azul cobalto que evitam que o profissional seja influenciado pela cor do líquido. O copinho é aquecido por alguns segundos na palma da mão, de modo a provocar a libertação do aroma do sumo. Em seguida, sorve-se um pouco do líquido da mesma forma que faz uma degustador de vinho, puxando-o através do ar e espalhando-o com a língua por toda a boca para que se possa sentir o sabor.
De acordo com o Conselho Oleícola Internacional, o azeite é classificado segundo seu processo de produção em:
- refinado (alta acidez e incidência de defeitos): frituras de imersão
- virgem (acidez máxima de 2%): saladas e molhos
- extra virgem (acidez menor que 0,8%): saladas e molhos
Também existe o comum que é uma mistura de vários tipos e o puro com acidez acima de 2% e utilizado para assados, frituras e marinados.
É possível encontrar ótimas marcas de azeite extra virgem a preços acessíveis (por volta de R$16,00 a R$20,00 = 500 ml), sendo os portugueses e espanhóis os mais conhecidos.
A minha dica é dar um toque a mais neste produto delicioso e saborizá-lo:
- 2 xíc. de azeite + 1 colher (sopa) de gergelim torrado. Deixe por 3 semanas
- 2 xíc. de azeite + 6 colheres (sopa) de orégano. Deixe por 2 semanas
- 2 xíc. de azeite + 3 dentes de alho levemente amassados + folhas de manjericão (lavar e secar) + 2 pimentas dedo de moça abertas ao meio e 1 ramo de hortelã para ornamentar a garrafa. Deixe por 2 semanas
- 3 a 4 castanhas do pará em lasquinhas + salsinha picadinha (deve estar seca) + 1/3 do recipiente com azeite. Deixe por 3 dias
- 1 xíc. de azeite + raspas de 2 limões siciliano. Deixe por 3 dias (este é ideal para acompanhar frutos do mar e peixes)
Observações importantes:
- antes de temperar o azeite certifique-se que o recipiente esteja bem higienizado para garantir a qualidade do azeite temperado. Ferver o vidro em 3 litros de água por 2 minutos e depois virar o lado da abertura e ferver por mais 2 minutos. Retirar com uma pinça também esterilizada e deixar secar bem sobre uma superfície limpa. A tampa deve ser fervida separadamente a tampa por 5 minutos.
- conserve em temperatura ambiente, sempre fechado, de preferência protegido da luz
Aproveite e faça hoje mesmo uma destas receitas ou a sua própria mistura para consumir com saladas, massas e molhos. Surpreenda-se!
P.S. me surpreenda e diga que vai usar as ervas do seu jardim!

Fonte:
pt.wikipedia.org/wiki/Azeite
Casa do azeite espanhol
Crédito imagens:
http://www.rainhasdolar.com/media/1/20070615-deg_azeite.jpg
http://azeitesalvador.com/azeitearo.jpg
Casa do azeite espanhol
Crédito imagens:
http://www.rainhasdolar.com/media/1/20070615-deg_azeite.jpg
http://azeitesalvador.com/azeitearo.jpg
quero saber por quanto tempo esse azeite pode ser guardadopara ser usado
ResponderExcluirtem alguma validade quais as chanses de ele fikar ransoso
obrigado
Ricardo, todos os que tem ervas e produtos duram muito tempo, bem fechados e ao abrigo de luz, calor. Não sei precisar um tempo, mas nunca estragaram aqui em casa. O problema com o ranço tb tem a ver com a embalagem antes de colocar o azeite.
ResponderExcluir