Páginas

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Sessão pipoca

Então é carnaval. Muitos realmente curtem a folia, nos clubes, nos blocos, na avenida, nas micaretas e onde mais houver festerê. Outros aproveitam para fugir pra algum lugar calminho e outros viajar para praias lotadas num quase desespero de aproveitar o restinho do verão com a certeza de que agora “2009 vai começar”. Outros como eu, vão encontrar a família e ver tv.

Há muito tempo descobri na locadora um filme que recentemente acabei adquirindo para ter e rever sempre, Sob o sol da Toscana, com Diane Lane e Sandra Oh. Um drama que se passa nessa bela região da Itália e mostra a história de recomeço na vida de Frances (Diane Lane). Ela compra uma vila em ruínas e a reforma também trás novos prazeres e um novo sentido em sua vida. Inspirador.


Outros filmes “antigos” que recomendo são:
- Coach Carter – Treino para a vida, com Samuel L. Jackson (2005): História verídica, ótima para assistir em família. Um ex-atleta de basquete é convidado para ser o treinador do time do colégio Richmond, onde estudou e foi recordista. Ele aceita com a condição de que os alunos também aceitem suas regras: assistir todas as aulas, manter média de 2,3 e usar gravata nos dias de jogo. Com a sua atenção e métodos pouco ortodoxos, o time torna-se invicto tendo a oportunidade de disputar o campeonato estadual. Quando descobre que os alunos não estão fazendo sua parte, ele cancela jogos gerando a revolta da comunidade local, mas até que eles melhorem a performance em sala de aula o ginásio permanece trancado. O filme traz lances bem bacanas do basquete e tem cenas no melhor estilo "sociedade dos poetas mortos", valorizando a amizade, o respeito, o trabalho em equipe e um ideal de vida. Os extras mostram depoimentos dos verdadeiros personagens do filme e como os atores se preparam para jogar basquete. Veja uma crítica interessante em http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=462


- Brilho eterno de uma mente sem lembranças, com Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Elijah Wood (2004): como seria se você pudesse apagar partes da sua memória, problemas de relacionamento, pessoas com quem conviveu e esquecer tudo para sempre? Neste roteiro tudo faz sentido e de quebra você vê atores conhecidos em ótimas e inusitadas interpretações.

- Efeito Borboleta (o 1, porque o 2 não vale a pena), com Ashton Kutcher (2004): baseado na teoria do caos, onde se descobre que toda mudança gera consequências em sua vida e nas pessoas ao seu redor.

Se interessou? Corre para a locadora que certamente eles estarão na prateleira.

Dos novos, recomendo o filme que concorre neste domingo a 13 prêmios na 81ª edição do Oscar, “O Curioso Caso de Benjamin Button” com Brad Pitt e Cate Blanchett. Baseado no conto homônimo de F. Scott Fitzgerald, de 1920, conta a história de um homem que já nasce velho e vai ficando jovem. O filme é contado através da leitura de um diário do inicio da década de 20 até o ano de 2005, passando a maior parte em New Orleans e mostrando lugares como Rússia, Nova Iorque e Paris. Em minha opinião certas cenas que tem um exagero de detalhes poderiam ser mais curtas. O trabalho de maquiagem dos personagens chama a atenção, ele rejuvenescendo e a personagem Elizabeth, assim como outros, envelhecendo.




E enfim, se você não curte carnaval, não quer saber do circuito Barra-Ondina, nem da Apoteose, não vai ao cinema e nem alugar/comprar dvd´s, vale a pena assistir a premiação do Oscar na tv (somente pelo canal TNT). Saiba mais em http://cinema.uol.com.br/oscar/2009/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que passou por aqui! Não vá embora sem deixar seu recado, ok?