A entrada foi composta de azeitonas verdes recheadas com pimentão, compradas prontas, claro. Experimentei da marca Gallo (a mesma do azeite - R$6,98 com 200 gr.) e gostei, são macias e saborosas. Também fiz este aperitivo:
Batatinha Com Cream Cheese
Você vai precisar de:
- 1 pote de cream cheese
- 100 gr. de presunto parma cortado fino
- manjericão para enfeitar
- sal grosso
- palitos de dente
- 1 kg batata bolinha (ou do tipo conserva). Eu tive um contratempo. Com os demais ingredientes comprados comecei uma saga para encontrar as batatinhas. Depis de passar por 3 supermercados, acabei comprando no sacolão as batatas normais, mas escolhi as menores possíveis. Não sei se não é época ou se simplesmente estavam em falta. Quase que minha entrada vai por água abaixo.
Cozinhe as batatas em água e sal, por 20 minutos ou até ficarem macias. Escorra, corte-as ao meio. Jogue um pouquinho de sal.

Coloque o cream cheese em um saco de confeitar (ou saco plástico). Amasse com as mãos para ficar menos consistente e mais fácil de trabalhar. Esprema o equivalente a 1 colher (chá) sobre cada metade de batata.


Espete uma folha de manjericão e uma tira de presunto. Prenda no centro da batata.
Espalhe o sal grosso numa travessa formando uma camada uniforme.

Disponha as batatas por cima. Deixe descansar por 2 horas para que absorvam o sabor do sal.

Depois das entradas, servi Tortillas (panqueca à moda mexicana). Você pode fazer a massa (eu até tenho a receita), mas é bem mais prático comprar o da marca La Preferida (cerca de R$14,50 com 8 unidades. O da Casa Fiesta também é boa. Se não encontrar também pode usar massa pronta de panqueca. A diferença é que a massa da tortilla é bem mais grossa para aguentar os recheios).

O recheio é sempre uma carne com os molhos e acompanhamentos à disposição e cada pessoa monta o seu. Fiz com 600 gr. de filé mignon cortado em tiras com este molho especial, bem mexicano. Você pode usar a carne de sua preferência, inclusive frango). Deixe-a por pelo menos 1 hora na geladeira na seguinte Marinada:
- 1/4 xíc. de azeite de oliva
- 1/4 xíc. de shoyo
- 1/2 xíc. de vinho branco (ou tequila)
- 3 colheres (sopa) de vinagre branco
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 colher (chá) mostarda
- 1 colher (chá) cominho em pó
- 1 colher (chá) orégano
- pitada de pimenta vermelha seca (opcional)
Aqueça bem uma chapa ou frigideira de fundo grosso. Escorra bem a carne. Doure-a até ficar no ponto de sua preferência.
Em outra frigideira, utilize 4 colheres da marinada e refogue 1/2 pimentão vermelho cortado em tiras e 1 cebola em tiras finas. Junte a carne.

Para servir: coloque em travessas separadas a carne com a cebola/pimentões, quiejo prato ralado grosso, pico de galo, guacamole e outros tipos de salsas. Em outra travessa coloque as tortillas levemente aquecidas. Cada um recheia a sua tortilla, enrola e come-se com as mãos. Por algum motivo, esqueci de tirar foto deste prato pronto.
Já testei algumas receitas de Chili, mas a que mais gosto é esta. No dia a dia, você pode fazer com o feijão ou com carne moída que sobram.
- Cozinhe 2 xícaras de feijão com 1 folha de louro. Depois refogue a cebola e o alho e tempere o feijão. Reserve.
Você vai precisar também de:
- 1/2 kg de carne moída (patinho)
- 2 dente de alho
- 1 cebola picada
- 1 lata de tomates pelados (tomate italiano)
- 1 lata pequena de extrato de tomate
- orégano
- 4 fatias de bacon
- sal
- pimenta chili a gosto
Frite o bacon, refogue a cebola e o alho. Doure a carne moída. Quando estiver seca, acrescente a lata de tomates. Misture o feijão cozido e temperado. Acrescente o extrato de tomate. Acerte o sal. Mexa bem e acrescente a pimenta chili.
Opcional: queijo cheddar ou prato ralado grosso

Se não encontrar o Chili pronto, faça o seu com:
- 1 colher (sopa) de páprica picante
- 2 de páprica doce
- 1 colher (chá) de cominho
- 1 colher (chá0 de orégano
Bata no liquidificador, utilize o necessário na receita e guarde em um vidro bem fechado
Para acompanhar os dois pratos servi Doritos nas versões original e queijo nacho (em substituição ao típico salgadinho de milho mexicano), um pacote de mini crostata lemmom e peper (marca Fatille) pois o sabor casava perfeitamente com o restante dos pratos e três tipos de Salsas (molhos)

Salsa de Milho Verde e Pimentão
Misture os ingredientes
- 1 xíc. de milho verde
- 1 pimenta vermelha picada (sem sementes)
- 1/2 cebola picada
- 1 colher (chá) de açúcar
- suco de 1 limão
-1 pimentão verde em cubinhos
- sal, salsinha
- coentro (opcional)
Guacamole
Misture bem:
- 1 abacate maduro amassado
- 2 colheres (sopa) de cebola picada
- 4 a 6 colheres (sopa) de pico de gallo
- 1/2 colher (chá) de sal
Pico de Gallo
- 2 tomates maduros picados grosseiramente
- 1 colher (sopa) suco de limão
- 1 colher (sopa) azeite
- 1 pimenta dedo de moça sem sementes, picada
- 1 colher (sopa) de coentro fresco picado
- 1 cebola pequena picada
- 1 dente de alho picado
- 50 ml de suco de tomates (eu uso um pouco do caldo do tomate pelado da receita do Chili)
- 1/2 colher (chá) de sal
Pulsar todos os ingredientes no liquidificador ou processador. Deve ficar com textura "pedaçuda".
Por fim, a sobremesa Pacotinho de Damasco com Creme de Gengibre
- massa folhada (cortar em quadrados de mais ou menos 12 cm. Descongele seguindo as instruções da embalagem. Eu usei da marca Massa Leve - foto abaixo - que já vem com 10 unidades cortada, mas prefiro a massa que vem no rolo, mas não encontrei nos supermercados)
- 150 gr. de damasco seco
- 1/4 xíc. de açúcar
- 3/4 xíc. de água
- 1/3 xíc. de nozes picadas grosseiramente
- 1/2 colher raspa de casca de limão
- 1 gema para pincelar

Em uma panela misture a água, o açúcar e o damasco. Leve ao fogo por cerca de 20 minutos ou até ficar macio e ter absorvido quase toda a água. Retire do fogo. Misture as nozes e as raspas de limão. Deixe esfriar.

Recheie cada pedaço da massa, feche como um pacotinho. Pincele a gema. Leve para assar até dourar (cerca de 20 minutos).
Creme de Gengibre
Bata 1 xíc. de creme de leite fresco com 1/2 xíc. de açúcar e 1 colher (sopa) de gengibre ralado. Sirva uma porção ao lado de um pacotinho polvilhado com açúcar de confeiteiro. Use folhas de hortelã e um pedacinho de damasco seco para decorar.

Esta receita é super simples, rápida e muito gostosa. Aliás você pode inventar o recheio que quiser para uma boa sobremesa com massa folhada...maçã com canela, nozes e chocolate, pêssego com chocolate branco...
A mesa posta para os amigos. Usei guardanapos decorados com tema de pimenta, o mesmo que foi utilizado no jogo americano feitos por mim anos atrás (super fácil, vou ensinar num próximo post) e também coloquei um vaso de pimenta dedo de moça para enfeitar. Não tirei foto, mas a mesinha com as bebidas e gelo tinha um vaso com cactus e outra planta da mesma família.


Espero que gostem, aproveitem e experimentem algumas receitas. Com este friozinho de final de inverno, o chili é sempre uma boa pedida.
Lembrete: as quantidades das receitas foram suficientes para 6 pessoas (sobrou chili, se fosse somente ele como prato principal isso não teria acontecido). Levei pouco mais de 3 horas para preparar todos os pratos.
Nossa, que chique!!
ResponderExcluirJá vou anotar as receitas...
Bjs,
Yara
Oi Hellen, também estamos com saudades, acabei de descobrir que além de gatinhos, podemos dividir dicas de receitas! Você conhece quartas-culinarias.blogspot.com Bjs, Tais
ResponderExcluirJapa, vc é muito fina mesmo!!! quero ser assim qd crescer!!!
ResponderExcluirBeijinho!