
O tomate (do náuatle tomatl) é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae), embora por engano muitas vezes seja considerado como legume. Apesar de constantemente associado à Itália e sua cozinha, dado seu largo uso na sua culinária, o tomate é originário da América Central e do Sul, onde era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos.
Apesar de ser bem mais comum encontrá-lo na coloração vermelha, atualmente, novos tipos de tomate podem ser encontrados na cor rosada, amarela e laranja. Os dois últimos são mais difíceis de serem encontrados no Brasil.
Cada tipo de tomate tem uma utilização diferente: os tomates tipo italiano de formato alongado são ótimos para molhos, o saladete que é arredondado e não muito grande é para acrescentado à saladas. O tomate comum usado de todas as maneiras chama-se santa cruz. O pequeno tomate cereja é encontrado nos formatos arredondado e oblongo, estes um pouco mais ácidos e também é utilizado em saladas e aperitivos. Já o tomate caqui fica delicioso quando cortado em fatias e servidos com mussarela de búfala. É aquele bem grande, pode ter até dez centímetros de diâmetro, também é conhecido em algumas regiões como tomate paulista.

O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. O tomate é composto principalmente por água, possuindo somente 14 calorias em 100 gramas. É também a fonte mais rica em licopeno (cerca de 3,31 mg em 100 gr), poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
Para aproveitar tudo de bom que o tomate oferece, sugiro esta receita super rápida de Pasta al Pomodoro, ou simplesmente Macarrão ao Molho de Tomates.
É tão básica – nada de novo, nada de espetacular – que é por isso que é tão gostosa. Imagine um dia daqueles e pensar em ter que fazer o jantar? Pare e pense no básico. Para fazer esta receita tudo o que você precisa está a sua mão: um tomate grande, uma porção de alho ou cebola, azeite de oliva e, se tiver, um punhado de ervas frescas como manjericão, bacon, vinho tinto e parmesão.
Cozinhe o macarrão em água fervente e sal até ficar “al dente”. Isto leva cerca de 5 a 7 minutos.
Frite o bacon. Acrescente azeite de oliva e refogue a meia cebola e um ou 2 dentes de alho picadinhos.
Adicione um pouco de vinho tinto (1/3 xícara). O vinho é opcional, se você não tiver, acrescente água.
Junte o tomate picado. Cozinhe por alguns minutos. Coloque o manjericão e os temperos como sal e pimenta.
Escorra a massa e imediatamente jogue o molho por cima. Salpique o parmesão e sirva-se! Você consegue sentir e distinguir o sabor do manjericão, do bacon, do azeite, do tomate. Super simples, como diria o chef G. Garvin.

Eu confesso que prefiro uma receita destas do que um molho cheio de creme de leite (entenda-se gorduroso e muitas vezes enjoativo). Outra dica é o macarrão que tenho usado. Como estou com os níveis de triglicerídeos elevados, busco sempre opções saudáveis, com menos carboidratos e mais fibras.
Atualmente a que mais gostei é o macarrão do tipo pena com 3 cereais (trigo, cevada e aveia – massa de sêmola que não contém ovos) da linha Activita da Adria. Segundo o fabricante um prato contém 259 calorias e 6,1 gramas de fibras, bem acima das massas comuns.

Comparado com outras massas, o 3 cereais sai na frente:
* 1 prato / 80 gramas
1)Penne 3 Cereais Activia/Adria: 259 cal.-54g carb - 6.1g fibra e 21 mg sódio
2)Fusilli Viver Light/Carrefour: 273 cal.-62g carb - 2,2g fibra e 0 mg sodio
3)Yakissoba/Nissin Miojo: 275 cal.-59g carb - 0,8g fibra e 821 mg sodio
Para quem faz dieta contra pressão alta, a linha Viver Light é ótima, pois possui baixíssima ou no caso do macarrão, nenhuma quantidade de sódio.
Experimente e me diz o que achou e se tiver outras dicas divida com a gente.
Fonte: wikipedia,
cozinhadamarcia.uol.com.br,
embagens dos produtos citados,
thekitchn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que passou por aqui! Não vá embora sem deixar seu recado, ok?