Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Abobrinha sem preconceito

Para quem torce o nariz para a abobrinha (como eu mesma fazia antigamente), saiba que esta receita que por sinal é bem fácil, não tem gosto de abobrinha e sim dos temperos. Fica super leve com textura de quiche. Meu marido e meus sobrinhos já comeram e aprovaram (claro que contei que tinha abobrinha só depois, mas daí o “preconceito” acabou).

Bolo de abobrinha
Numa vasilha, misture bem estes ingredientes:
- 1 abobrinha ralada
- 2 tomates sem sementes picados (às vezes tiro a pele também)
- 1 cebola picada
- 1/3 xíc. de cebolinha picada
- ½ xíc. de azeitonas verdes picadas
- 1/3 xíc. de queijo parmesão ralado
- 1/3 xíc. de óleo (uso partes de óleo de canola e azeite para dar mais sabor)
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó
- pimenta do reino a gosto

Acrescente aos poucos 2 xícaras de farinha de trigo peneirada. Misture bem.

Despeje em uma forma untada com óleo e leve ao forno quente por aproximadamente 30 minutos.

Sirva quente ou fria. Ótima para o lanche.


* quando estou com preguiça, já compro a abobrinha ralada no supermercado, apesar de que daí a torta acaba ficando mais “pesada” porque a abobrinha vem ralada bem mais grossa do que quando ralamos em casa)
* para dar um toque a mais, coloco algumas folhas de manjericão picadinho que tenho sempre a mão (se você não colocar não tem problema)
* note que não uso sal nesta receita, pois acho que já tem o suficiente no queijo ralado e na azeitona. Se você quiser acrescente sal a gosto.
* às vezes asso em forma redonda de burado no meio. Fica mais bonito se for servir inteira.

Um comentário:

  1. Adorei! fiquei esperando chegar a sexta-feira para ver mais uma dica sua de culinária!
    Bj

    ResponderExcluir

Que bom que passou por aqui! Não vá embora sem deixar seu recado, ok?